segunda-feira, 31 de maio de 2010

O que eu NÃO quero pode me levar ao caminho certo!



Estamos sempre tentando descobrir o que queremos para a nossa vida. O que eu quero para meu futuro profissional, meu futuro amoroso, o que eu quero em uma amiga e o que eu quero da minha família. Mas estas respostas são muito difíceis de serem encontradas, e na busca pelo SIM, não reparamos na importância do NÃO. Pois é, o que eu não quero pode me levar ao caminho certo.

Foi assim que eu escolhi o meu curso de graduação, por exemplo. Entre tantas opções que me agradavam eu descobri o que eu não queria e no final, me restou Relações Internacionais e fui muito feliz na minha escolha. Descartei, após muito pesquisar, Direito, Psicologia e Arquitetura - apesar de achar que teria me dado bem em Direito também, rs, o que nos mostra que nem sempre há um único caminho que nos levará a felicidade, mas isso é tema para um outro post.

Mas essas demonstrações de coisas que não queremos, podem vir de gestos que não nos dizem respeito diretamente. Enquanto conversava com um querido amigo no domingo a noite e ele me descrevia um amigo dele que tinha atitudes não muitos legais em relação a mulheres e aos amigos, concluimos que é muito bom conviver com pessoas assim, quando conseguimos enxergar nos outros o que não queremos para nós. Não queremos, por exemplo, sermos egoístas e estar sempre buscando ser o centro das atenções - até porque isso geralmente nos custa ter que estar "por cima" de alguém - nem queremos mentir e iludir pessoas pelo simples fato de querermos tê-las aos nosso pés. E analisando as pessoas que me cercam, não só meus amigos, eu também não quero me deixar cegar por um amor, como alguém que eu conheço; nem não ter forças para dizer chega como uma pessoa que eu amo não tem; nem aceitar viver uma vida acomodada porque tenho medo de trocar o certo pelo incerto, como uma terceira pessoa que eu amo; muito menos aceitar ser infeliz porque eu não quero machucar os outros, como uma quarta. Enfim, na busca do que eu quero pra mim, descobri muitas coisas que não quero, e isso já me norteou.

Conversando com uma amada amiga no almoço deste mesmo domingo, ela me dizia que não estava nem um pouco feliz no seu trabalho porque não tinha nascido para ser vendedora. Ela trabalha na empresa há pouco tempo e estava pensando em sair em breve. Ela não tem a menor idéia sobre onde quer trabalhar a seguir, nem em que área, mas ela já sabe que não irá para o caminho das vendas. Isso pode parecer pequeno, mas já é uma importante descoberta. Eu, por exemplo, descobri que não quero ser diplomata, nem entrar para a política - apesar desse ser o sonho da minha avó Zuleikinha - e logo, descobrir o que eu quero envolve menos opções.

Resumindo - porque este Post será menor para agradar alguns leitores e desagradar outros que adoram meus Posts compridos, como a Leda e a Maria -, o que eu queria dividir com vocês nesta tarde de hoje é que precisamos dar mais importância aos NÃOs, porque eles geralmente têm muito a nos dizer.

Muitos beijos.

Au revoir.



5 comentários:

  1. Oi amiga,

    Eu tb to nessa fase! To descartando as coisas que eu não gosto, até eu descobrir finalmente o que eu gosto ( o que está sendo uma tarefa difícil).

    bjooooo
    Mari ALbrecht

    ResponderExcluir
  2. É amiga... eu te entendo viu? Acho que todos nós recém-formados estamos nessa fase, uns mais preocupados, outros menos, mas estamos!

    Mas só de conseguir descartar alguma opções, já ajuda a enxergar melhor, né? To torcendo por você! E depois marcamos um jantarzinho para conversarmos melhor sobre isso!! Rs.

    Beijos amore!

    ResponderExcluir
  3. aeeee cacaaaaa!! pooooouta de um posto top!! posso me colocar como alguem que se encaixa perfeitamente nesta classe do "sei o que eu NAO quero!!". Inclusive, nao tinha como nao comentar nada aqui hoje depois do super papo "blogueiro" que tivemos outro dia nao!? ahaha, aliás, valeu pelo comentário no Mangiaaaaare!.

    bjokasss

    ResponderExcluir
  4. E aí senhorita Cacá!
    Olha, acho que essa nossa troca de comentários/elogios/críticas serão de extrema valia para o sucesso de nossos blogs! haha!

    Curti muito o seu post, mas realmente confesso que uma parte me tocou! Eu realmente tenho preguiça de ler posts grandes! Mesmo os meus, a indolência me atinge! Mas a empolgação é tão grande quando vamos escrever né? Queremos passar os detalhes de forma Machadiana, quando deveriamos ser sintéticos! Esse é o grande desafio, o qual eu ainda empaco!

    Enfim, um grande beijo!
    ps.: Não saber, também é uma opção! Como tudo são escolhas, o não escolher já é uma escolha... (que loucura!)

    ResponderExcluir
  5. Santinhaaaa... é uma honra ter um comentário seu aqui no O que trago comigo! justamente porque nossos papos blogueiros sempre são uma inspiração para meus novos posts, aliás, o Blog surgiu depois de uma conversa nossa! Ou seja, você é um graaaande contribuidor para a exposição das minhas idéias e serei sempre grata! Volte sempre para adicionar, ok?

    Aliás, galera, visitem o Philetto (o link está no lado direito desta página) e vocês não se arrenderão porque o Blog está demaaaaaaais!

    Conejinhooooo,
    1- pois é, meu desafio agora é ser sintética! Já diria uma pessoa que muito me ensinou na vida: MENOS É MAIS! Mas quando não der para ser também não haverá stress, rs, porque reflexões devem ser bem construídas, ao contrário de notícias!

    2-P.s.: adorei a contribuição final.

    Beijos e mais beijos para vocês.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Aguardo seu comentário!