terça-feira, 18 de maio de 2010

Dica de leitura

Pessoal, desculpem a ausência, mas estes últimos dias foram um pouco diferentes. O final da semana passada foi difícil e no final de semana, além de sofrer um acidente e estar sem meu carro por tempo indeterminado, eu recebi hóspedes mais do que especiais em minha casa, direeeeeeto de Belo Horizonte, meus mineiros queridos Digo e Philip. Eles vieram para a festa da Baronesa, que ocorreu este sábado em Jaguariúna, e que aliás, foi um tanto quanto esquisita.

Em um breve parenteses - porque este não é o tema deste post - esta mesma festa no ano passado arrasouuuu e ganhou um super de um nome nas principais turmas frequentadoras de festas pelo Brasil, tanto é que este ano nem 20% do público era de Campinas e região. O show não se repetiu este ano, apesar de que o quesito ATRAÇÕES não deixou a desejar (fantásticos mesmo), porém, festa que se preze não para de servir bebida no auge da madrugada porque teve seus bares invadidos. Na verdade, não sei se é mais falta de educação do público da festa que não soube respeitar a espera na fila ou se é da organização da festa que não adequou o número e tamanho dos bares ao tamanho do público, causando então, revolta e a consequente invasão nos bares... Busca de culpados a parte, público insatisfeito é igual a perda de prestígio... aguardemos o próximo ano para saber as consequencias disso!

Parenteses fechado, galeeeeeeeera, estou lendo um livro muito bacana que eu gostaria de indicar para vocês! Ele se chama "VAI FUNDO" (ou "CRUSH IT") de Gary vaynerchuck. Foi uma indicação do Vavá, namorado da Marcelinha (beijos amor e volte logo pro Brasil) e ele aborda como utilizar as redes sociais em nosso favor na hora de ganhar dinheiro.



Para quem está desempregado, como eu - por enquanto -, é um ótimo "abre-mentes" e para quem não está, ele é um ótimo "improve your business". Na verdade, Gary nos mostra a importância da criação de uma marca pessoal nos dias atuais e inclusive, como tudo está girando em torno das mídias sociais e principalmente da Internet na hora de promover seus negócios. Vide o exemplo da mudança ocorrida nos últimos tempos nos meios jornalísticos - porque se você acessar agora mesmo os principais sites de notícias irá perceber que todos estão conectados com blogs ou te dão a opção de enviar a matéria publicada para suas páginas de relacionamento como Twitter, Orkut, Facebook e outros menos conhecidos - ou seja, toda essa revolução nos meios sociais já faz parte do nosso cotidiano e quem ficar de fora, estará "anos luz" para trás na corrida pelo sucesso.

Os principais pontos abordados e os que mais me acrescentaram foram:

1- Trabalhar e viver não são verbos separados. Ou seja, temos que trabalhar com aquilo que gostamos e que sabemos fazer e se você não está feliz onde está agora, então é hora de repensar. Gary nos incentiva a trabalhar com o que gostamos e por mais que isso pareça a venda de um sonho distante, ele nos mostra caminhos para que não seja. Por exemplo, se você gosta de falar de futebol e é a única coisa que sabe fazer, ele te ensina de uma maneira simples como pode ganhar dinheiro comentando de futebol em um blog particular. Ele, por exemplo, posta videoblogs falando sobre vinhos com toda sua irreverência e carisma, que é o que ele sabe fazer. Outros exemplos e como fazer isso, você encontrará no delicioso livro.

!!!Deve haver prazer naquilo que você faz para ganhar dinheiro!!!

2- As novas redes de relacionamento já são 'presente', então aprenda a utilizá-las. Tem gente que acha a maior besteira do mundo ter um Twitter ou que só usa o Orkut para se comunicar com os amigos distantes, ou que só tem Facebook para se conectar com os amigos estrangeiros. Meus queridos, vamos abrir nossas cabeças e entender que estas ferramentas são a melhor maneira de criarmos nossa marca pessoal. Aliás, saibam utilizar bem os modos de privacidade porque comentários do tipo "Que ressaca brava" podem não te ajudar muito na hora de uma contratação - e sim, as empresas estão de olho nessas ferramentas para escolher seus funcionários, e aliás, conheço uma pessoa que foi demitida porque tinha comunidades no orkut com os títulos "Odeio acordar cedo", "Ninguém merece meu chefe" e coisas do tipo - afinal, essa é sua MARCA PESSOAL, e o seu nu e verdadeiro ser.

3- Crie sua marca pessoal. Para mim foi um dos maiores ensinamentos e inclusive recentemente vivi uma situação que retrata bem isso: Enquanto trabalhava na minha antiga empresa sim, eu promovi o nome dela para o mundo e ela se tornou extremamente conhecida no setor veterinário internacional, mas também e principalmente, levei meu nome para o mundo e hoje recebo emails (na minha conta pessoal) de clientes que sentem a MINHA falta e não da empresa, clientes que ME ELOGIAM e não à empresa... ou seja, a marca Camila Balbo está feita e isso ninguém pode me tirar. Porém, eu devo saber cultivá-la e mostrar para o mundo quem sou eu com verdade e autenticidade.

4- Não vá contra seu DNA. Se você não for do tipo extrovertido, não se "meta" a fazer vídeos para promover seus negócios em um videoblog - como é o caso do Gary (www.winelibrary.com / Wine Library TV) - porque isso não vai te trazer o retorno esperado. Se conheça, se explore, se respeite. Se o seu forte for escrever, use as ferramentas adequadas para isso, como Blog, Facebook, Twitter e outros, e se for falar, mas não em um vídeo, procure ferramentas como o Itunes.

Bom, Há mais um moooonte de pontos interessantes no livro e eu espero que gostem, porque eu estou adorando e inclusive, vou terminá-lo agora, rsss!

Até breve.

Beijos

2 comentários:

  1. Cacazinha!

    Achei fantástico este seu post. Me mostra que você é uma pessoa que usa a internet não para mandar "scraps" e "emotions", nem para (ou somente) ler fofocas e coisas do tipo! Mostra que você está antenada e de olho nas inovações que, convenhamos, a grande parte tem ocorrido na internet!

    Temos muitas ideias que vão ao encontro, preisamos discutí-las! E muitos livros a trocarmos, por que também estou com uns dez!

    Enfim, parabéns pela mente aberta!
    Um grande beijo, (HAA!)

    ResponderExcluir
  2. Conejinhooo,

    Que delíciaaaaa!
    1- receber um elogio
    2- de uma pessoa que eu admiro pela simpatia, pela inteligência, pelo alto-astral e pelo Blog, dentre otras cositas más (mesmo com poucos encontros pela vida)
    3- em forma de comentário no meu blog (nós sabemos o quanto isso é gostoso).

    Sim sim, temos muitas idéias compartilhadas, então precisamos mesmo encontrar para trocá-las. Vamos combinar... e então aproveitamos para acrescentar algo no nosso ritmo Hey ho Há! rs.

    Beijos e obrigada pela participação e pelas palavras!

    ResponderExcluir

Aguardo seu comentário!