segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rotular...


Olá caros leitores,

Semana passada fui ao Postinho de Barão Geraldo tomar a vacina da gripe H1N1 e na fila fiz amizade com um senhor de 78 anos e uma senhora de 58, ambos extremamente simpáticos e com muitas histórias para contar. Conversamos por mais de uma hora porque a fila estava enorme - sendo o útlimo dia para vacinar-se contra essa gripe. Reparei que o Senhor, apesar de mais velho, tinha muito mais saúde física - estava em trajes Fitness e comentou que fazia musculação e corrida - e mental do que a Senhora, a qual me contou mais de 4 vezes que seu neto de 7 anos adorava tomar vacina ou injeção e que ela achava isso estranho. Os dois, cada um a sua maneira, me ensinaram um pouco mais sobre a vida, inclusive a ter paciência para ouvir a mesma história repetidas vezes e sempre ouví-la com o entusiasmo da primeira vez. Obs.: Não se esqueçam de que quando você era pequeno também contava histórias repetidas e seus pais e avós, com toda paciência do mundo, te ouviam com atenção.

Conversando sobre a idade mínima para ser rotulado de IDOSO, o senhor me disse que achava 60 anos muito pouco e que somente a partir dos 75 anos a pessoa deveria ser considerada idosa - apesar dele gostar muito dos privilégios em filas e vagas de estacionamento, rs. Já a senhora, dizia que mesmo ainda faltando 2 anos para ser reconhecida como idosa perante a lei, ela já se considerava deste grupo. Ou seja... Tudo depende de como NOS enxergamos!

Além de ter aprendido que tudo depende de como nós nos enxergamos, aprendi outra nas entre-linhas: Rótulos, para quê precisamos deles? Para complementar essa idéia, assitindo o filme VICKY CRISTINA BARCELONA semana passada, a Cristina teve uma relação com outra mulher e questionaram se ela tinha se tornado uma bisexual, mas ela respondeu: Isso é apenas um rótulo, e eu não preciso dele, sou simplesmente a Cristina! Uauuuu, eu amei essa parte do filme! E realmente é verdade! Acho que rótulos são necessários na área profissional: Doutor, Professor, Advogado, Internacionalista, enfim. E também perante o Estado, na parte de registros e documentos: sou solteiro, casado, idoso, menor de idade, enfim. Mas para nos definir como pessoas, eles são totalmente dispensáveis.

Rotular = Definir = Restringir
Não sei vocês, mas eu não consigo me definir, afinal, sou uma metamorfose ambulante como dito anteriormente, e já não sou a mesma pessoa que era hoje de manhã quando acordei, até porque durante o almoço eu experimentei um chá de Romã e descobri que eu gosto, não cabendo mais o rótulo "a Camila que não gosta de chá de Romã".

Posso ter "apostos" para os meus amigos e amigas, mas não tenho rótulos. Sou simplesmente a Cacá.

Moral de hoje: Não se deixe rotular e não rotule. Saia da superficialidade.

Beijos e Maravilhosa semana a todos!


8 comentários:

  1. aeeee cacá!!! fantasticci o tema "rótulos"! Acho mesmo que todos nós acabamos nos viciando em algumas coisas que temos como paradigmas e que nos restringem de diversas maneiras! Assim como vc, tb sou dessas "metamorfoses ambulantes"...posso mudar de opinião a qualquer momento, desde que tenha uma boa justificativa para isto. Vou comentar qlqr coisa em mangiaaaare! ahaha
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Santinhaa!!!!
    Adorei a contribuição com a palavra VÍCIOS... ela ficou faltando no meu post! Danados - para ser fina, rs - vícios sociais tal como o "rotular"! Mas ninguém é obrigada a viver em função deles... e muitos não percebem isso!

    É por isso que você não é qualquer um para mim! Tem opinião formada sobre tudo - que não é aquela velha opinião, voltando a Cazuza, rs - e não se deixa rotular!

    Volte sempreeeeee... e estarei no Mangiaaare ainda hoje!
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cacá!
    Mais uma vez venho comentar suas reflexões! Essa em questão achei fantástica. Por que rotulamos e julgamos né? Rotular é pegar algo que é momentâneo e torná-lo perene! Como "ela É solteira", "ele É desempregado"... Mas nenhuma condição humana é perene. E mais, julgar significa estabelecer um padrão, significa entender você e todos os outros, para conseguir comparar e julgar. O que novamente, no caso da condição humana, é irreal.

    Mas curti aa parte da paciência e sua história com os "idosos"! Concordo plenamente, a idade e o cansaço são um estado de espírito, não sua data de nascimento!
    E veja esse vídeo, ele é comovente... expressa tudo que estamos tentando dizer!
    http://www.youtube.com/watch?v=ErywQqplCe0

    Grande beijo garota, continue escrevendo textos excelentes.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Eu sou amiga e fã dos senhores mangiare e acabei caindo no seu blog!!! e ADOREI o post!!! E o mais engraçado é que essa semana mesmo estava tendo uma discussão na faculdade sobre esteriótipo (faço artes cênicas e estavamos discutindo os tipos de construção de personagens), e nela ouvi algo que pode parecer banal, mas que com ctz é recorrente: Quando rotulamos alguém (ou a nós mesmos) estamos esquecendo de todas as contradições e facetas humanas, estamos tornando a pessoa rotulada em plana, sem surpresas, estamos fechando os olhos para todas as possibilidades que essa pessoa pode nos mostrar. As vezes, se não rotulassemos, aquela pessoa que achamos sem graça, ou a fulaninha metidinha, ou o nerd x, enfim... qualquer um poderia se tornar interessante!!!
    Enfim... Gostei muuuito do tema!!! Parabens!! vou seguir o blog!
    Bj, Kim.

    ResponderExcluir
  6. Kim, que prazer ter sua participação! Volte sempre!

    Gostei muito do seu comentário e acho que ele vai de encontro com o que eu penso, no sentido de que Rotular é restringir. Não somos engessados, não somos exatos, somos humanos!

    Gostei mais ainda de você por fazer artes cênicas, rs! Uma grande amiga, praticamente irmã, é formada em artes cênicas e eu acompanho de perto sua evolução na carreira! Fascinante!

    Boa sorte! e beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Oiii Cacá!!!!

    Tava comentando com o Conejo, que eu sempre fico meio timida de comentar em blogs, mas eu gostei msm do seu post e resolvi escrever!!!hehehe... mto bom!!

    Olha, que legal...sua amiga é formada onde???(vai ver ela é minha veterana.... hahaha) Adoro saber o que pessoas que já se formaram andam fazendo, pra ter idéias!!! rsrs!!!

    Vou continuar acompanhando o blog!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Kim, ainda bem que perdeu sua timidez! Isso ae! Venha contribuir com nossas loucuras - aqui e no Magiare!. Rs.

    Me add no MSN e podemos conversar melhor sobre Artes Cênicas. kakabalbo@hotmail.com
    Minha amiga é formada em Ribeirão, não deve ser sua veterana (rss), mas ela está em cartaz com duas peças agora - uma infantil e a outra é "As filhas da Mãe" no Bibi Ferreira em SP. Agora em setembro ela também vai começar um musical. Adooooooro a profissão de vocês, rs!

    Aguardo vc me add.
    Beijos

    ResponderExcluir

Aguardo seu comentário!