quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entre outras mil, és tu Brasil, ó Pátria amada!

Amigos leitores,


Preciso compartilhar com vocês uma paixão louca! Não, não, não estou falando de um homem, meu passado está enterrado e no momento presente só estou apaixonada por mim mesma (e isso é uma arte que devemos cultivar sempre). Falo de Copa do Mundo, falo de Brasil.

Inclusive conversando com um amigo há pouco, disse a ele que amava Copa do Mundo e ele retrucou: Só você, viu? Rs... que fora! E na verdade eu expliquei que sei que muitos gostam de Copa, mas eu, eu realmente amo. Hoje, nas horas que antecederam o jogo eu já estava eufórica, de verde e amarelo, prontíssima, esperando a Isa passar aqui em casa, odiaaaaando ver "Sinhá Moça", tomando uma Skol (que não fala) sozinha e enchendo muito o saco da Ludi, que tentava estudar na sala. Na hora que eu cheguei no jogo, meu coração veio na boca e eu sofri minuto a minuto, lance a lance, até soltei algumas palavras "carinhosas" sem perceber, e na hora do gol... ahhhh, na hora do gol... não sei descrever o que eu senti na hora do gol! Era um calor, misturado com frio, era um querer pular desajeitado, um querer gritar, um querer abraçar quem estava do meu lado. E sim, a lágrima, essa veio fechar com chave de ouro o meu momento de emoção, mas veio tímida.

Tenho certeza que muitos de vocês compartilharam da mesma euforia! Aliás, ainda penso que nós, brasileiros, estamos sempre buscando um motivo para acreditar no nosso país, nem que seja despejando essa fé no Futebol. Vivemos desacreditados, tirando sarro da política, desgostosos com os impostos, com o sistema educacional, cansados de ver crianças descalças nas ruas pedindo esmola, de ver o malabarista no sinal de trânsito, cansados das vergonhas, de ver o Tietê poluído, abandonado, de ver o desmatamento e a carinha de abandono do mico-leão dourado!

E é no futebol que todos nos encontramos com fé e esperança! Compartilhamos a torcida por uma vitória. Vitória essa que no fundo, sinto que tem um significado outro do que um placar positivo.

Sobre o jogo, o que tenho a dizer é que o resultado me fez feliz, obviamente, mas o que me deixou feliz de verdade foi ver a mudança do Brasil no segundo tempo, acreditando mais, se arriscando mais, lutando mais. Isso talvez nos mostre que 15 minutos de reflexão podem mudar o rumo dos acontecimentos e nos trazer de volta a garra, a vontade de vencer! Fazendo analogia ao futebol, então, quando sentir que a estratégia escolhida não foi a melhor, pare, reflita e mude - nunca é tarde; Quando perder a concentração e a força de vontade, pare, pense e busque-as de volta (15 minutos podem ser o suficiente); Quando estiver vencendo, não fique desatento, pois nada está ganho antes do apito final.

Caríssimos, espero que se divirtam tanto quanto eu em tempos de Copa!

Pra frente Brasiiiiiiiiiiiiiiiiillllll....

Au revoir!

Um comentário:

  1. Cacazinha, proximo jogo eh noisss heinnn

    e seguraaaaaaaa sabadaooo

    uhullll
    bjo

    ResponderExcluir

Aguardo seu comentário!