sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Empresas: o lado eficiente e o lado preguiçoso.

ESSA SEMANA EU TIRO O CHAPÉU PARA...

Gestão de Projetos!


Isso mesmo... essa área está com tudo. Sempre existiu nas empresas, disfarçada ou não, mas vem chamando a atenção de muitos gestores pelo fato de ser a espinha dorsal do funcionamento global da empresa. Você já se deu conta da importância do verbo "planejar"?

Pois é, a gestão de um projeto nada mais é do que planejar, com um toque de sutileza.
Parece fácil, mas não é tão simples assim. Pensar em um projeto, do começo ao fim, demanda conhecimento, tempo, prática, entre outros atributos. Mas o mais importante é ter a cabeça aberta para olhar para todas as variáveis do processo e poder se antecipar contando com os imprevistos. Inclusive, sobre isso, fiz um curso sobre administraçao de tempo em um sistema chamado Power Self no ano passado e uma das coisas mais valiosas que eu aprendi, além do gráfico Importância X Urgência (que eu aplico todos os dias na minha vida), é que devemos reservar pelo menos 2 horas para imprevistos em nossa agenda. Dessa forma, não nos decepcionamos por não colocar OK a frente de todas as tarefas ao final do dia, o que com o passar do tempo pode ser um pouco desestimulante. Eu aconselho o uso dessa agenda.

Um professor que tivemos no primeiro ano da faculdade nos disse uma vez:
Não podemos olhar para uma vaca e enxergar somente uma vaca. Devemos enxergar nela o leite, o requeijão, o queijo, o couro, o pasto que a alimenta, as pessoas envolvidas na extração do leite, na vacinação do gado, o açougueiro que vai preparar a carne... enfim, uma vaca não pode ser vista como uma simples vaca. E para projetos o mesmo se aplica, e terá um projeto bem executado aquele que souber se antecipar aos imprevistos, contando com os possíveis desvios do planejamento.


ESSA SEMANA EU MOSTRO A LÍNGUA PARA...

Empresas que não querem ganhar dinheiro e ainda não tratam com respeito seus clientes.

Exponho aqui a minha indignação com o serviço de algumas empresas. Vejam vocês que estávamos tentando encontrar uma van para alugar para o final de semana. Uma amiga se disponibilizou a ligar para as empresas e estava tudo certo, já tínhamos a van. No meio do caminho vários amigos decidiram aderir ao nosso programa e então fomos procurar um micro ônibus que comportasse a todos. A busca não foi fácil, pois poucas empresas trabalhar com este tipo de veículo e pasmem, as que trabalhavam, não estava nem aí para a nossa demanda. Cheguei a ligar para uma conhecida empresa e a pessoa que me atendeu me disse que tinha um veículo disponível, e depois de tudo acertado me disse que precisava checar se realmente tinha. Ok, liguei mais três vezes no mesmo dia e a pessoa não havia checado ainda, ficando de me retornar no dia seguinte e surpresa: nada de retorno.

1- Como a empresa contrata uma funcionária assim?
2- Como a funcionária pode ser tão desrespeitosa com um cliente?

Só consigo concluir que a empresa não queria ganhar dinheiro. Como é possível? Não sei.



PÉROLA NEGRA

Fiquem com mais um vídeo de Rick du Boiol.





Bom final de semana a todos, bom feriado.

Au revoir.

Um comentário:

Aguardo seu comentário!