domingo, 31 de julho de 2011

Depender: verbo transitivo. De quem?

Boa noite queridos leitores,

Expectativas... são importantes fatores motivacionais, mas ao mesmo tempo são o botão de start para as frustrações. E aí, vai alimentá-las ou não?

Não vou dar nenhuma resposta mágica, mas quero falar um pouco sobre o tema e quem sabe chegamos a algumas conclusões.

Pelo lado negativo (para atiçar as emoções que depois serão acalmadas com o lado positivo), sempre que criamos expectativas em cima de pessoas, situações, coisas, corremos o risco de nos frustrar e, sinceramente, poucas coisas nessa vida são piores que a frustração. Sempre que existe um TALVEZ na história, estamos suscetíveis a decepções. Basicamente, nas relações interpessoais (amores e amigos) as chances de desapontamentos são maiores, porque estamos lidando com pessoas, com vontade própria e personalidades distintas. Não é possível controlar as ações de terceiros e por isso nos complicamos ao criar expectativas em cima delas. Quando esperamos que algumas situações que não dependem de nós se concretizem, como por exemplo uma oportunidade de emprego, uma viagem com as amigos, um final de semana perfeito (de acordo com o que você considera perfeito), também corremos o risco de nos frustrar. 

Pelo lado positivo, as expectativas são o alimento dos bons pensamentos e da atração de boas vibrações para a concretização do desejado. Quando existe a possibilidade de algo bom acontecer, começamos a concretizar em nossos pensamentos o acontecimento esperado e essa é a lei da atração, que aumentará a probabilidade das coisas darem certo! Mesmo para quem não acredita na lei da atração ao pé da letra, o simples fato de imaginarmos uma boa situação acontecendo e sentirmos a boa sensação que ela nos trará, passamos a querer  ainda mais que isso seja real e criamos mecanismos para aumentar a chance disso acontecer. 

Concluo que criar expectativas é necessário, mas que tal criarmos somente quando depende exclusivamente de nós? Aí sim mitigamos as chances de decepção e, ao mesmo tempo, continuamos positivos em relação a vida.

Quando quiser alguma coisa que depende de você: acredite, sonhe, imagine, crie, sinta acontecendo, desenhe, escreva em letras garrafais no seu caderno, e possibilite a realização com atitudes positivas.
Quando não depender de você: continue positivo, acredite na possibilidade de acontecer, sempre contando com a possibilidade de não acontecer.

É sútil, mas é diferente.

Realmente espero que tudo o que desejarem do fundo do coração, aconteça pra vocês. 

Termino esse post com vontade de escrever muuuuuito mais sobre o tema, mas acho melhor compartilhar isso com vocês em doses homeopáticas, até porque eu quero que cheguem ao final do post sem estarem cansados, rs!

Boa noite a todos e excelente semana.

3 comentários:

  1. Manter a serenidade pra conseguir ver as coisas do tamanho que realmente são. No final só depende de você!

    Bacana o texto....parabéns!
    : )

    ResponderExcluir
  2. Gustavo,

    Obrigada pela participação. Volte sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o texto Cacá!

    Faz todo sentido e é aplicável em algumas situações....rs!

    Bjão!

    ResponderExcluir

Aguardo seu comentário!